Sistema de Atributos
Em nosso RPG, medimos as capacidades dos players através de seus atributos, que ajudam a determinar seus limites e compará-los com outros players e NPC's a fim de determinar seus limites. Dessa forma, os atributos que usamos são divididos em duas classes, Físicos e Mentais, que determinam a origem de suas capacidades. A depender da quantidade de pontos alocada, os atributos caem em um de sete níveis, dos quais apenas seis são disponíveis aos jogadores a priori. Os níveis são.
[quote]- 0 pontos - Inapto: Você é absolutamente incapaz nesse quesito, sendo um exemplo do que não ser ou fazer quando se trata desse assunto.
- 1 ponto - Ruim: Embora não seja mais tão mal, essa ainda é uma grande fraqueza a ser superada ou evitada de preferência.
- 2 pontos - Medíocre: Nada de muito especial, pode-se dizer que sua performance aqui alcança um nível mediano, sem grandes destaques.
- 3 pontos - Bom: Sua performance começa a se destacar a partir desse ponto, apresentando um grande potencial e capacidades promissoras.
- 4 pontos - Ótimo: Suas habilidades se tornam um exemplo para os demais, seu nome começa a ser associado como uma referência nessa habilidade ou campo.
- 5 pontos - Legendário: Suas capacidades se mostram muito acima dos seus pares, sendo o tipo de potencial que se vê uma vez a cada mil anos. É difícil colocar em palavras o quanto suas habilidades estão acima de seus pares.
- 6 pontos: Semidivino: Para um desinformado que te testemunha em ação, sua capacidade pode ser a de um deus. Você está tão distante de uma pessoa comum em seu campo de expertise quanto a terra do céu.
- 7 pontos - Divino: Suas capacidades transcenderam quaisquer limites e imposições. Você finalmente tocou o reino dos deuses, superando completamente quaisquer barreiras entre homens e deuses.[/spoiler]
Os atributos, a saber, são:
FÍSICOS
• FORÇA: Capacidade relacionada à força física, potência bruta dos golpes e capadicade de carregar e erguer grandes pesos. É um dos atributos usados na nivelação de dano físico.
- Níveis:
- - 0 pontos - Inapto: Seus golpes são incapazes de causar dano físico, incapaz de carregar qualquer coisa acima de 5 quilos.
- 1 ponto - Ruim: Acrescenta +5 de dano. Pode carregar pesos de até dez quilos sem problemas.
- 2 pontos - Medíocre: Acrescenta +10 de dano. Pode carregar pessoas sem problema.
- 3 pontos - Bom: Acrescenta +25 de dano. Pode carregar objetos pesados.
- 4 pontos - Ótimo: Acrescenta +40 de dano. Pode derrubar paredes com golpes simples.
- 5 pontos - Legendário: Acrescenta +50 de dano. Pode criar crateras com seus golpes.
- 6 pontos - Semidivino: Acrescenta + 70 de dano. Pode criar grandes fendas no chão.
- 7 pontos - Divino: Acrescenta +100 de dano. Pode partir a terra com seus passos se desejar.
- Níveis:
- - 0 pontos - Inapto: Sem acréscimo de dano. Você é incapaz de usar armas.
- 1 ponto - Ruim: Acrescenta +5 de dano. Pode manejar uma arma que usa habitualmente sem problemas..
- 2 pontos - Medíocre: Acrescenta +10 de dano. Pode manejar com habilidade mediana toda uma classe de armas (espadas, lanças, escudos, arcos etc).
- 3 pontos - Bom: Acrescenta +25 de dano. Pode manejar com habilidade considerável um único tipo de arma ou mais de um tipo de arma com habilidade mediana.
- 4 pontos - Ótimo: Acrescenta +40 de dano. Sua habilidade com armas é uma das maiores de sua geração, suas habilidades são notórias entre sua geração, consideradas as melhores.
- 5 pontos - Legendário: Acrescenta +50 de dano. Apenas os maiores heróis da história podem rivalizar com suas habilidades.
- 6 pontos - Semidivino: Acrescenta + 70 de dano. Suas habilidades não possuem pares entre mortais..
- 7 pontos - Divino: Acrescenta +100 de dano. Sua habilidade marcial finalmente alcançou o reino divino.
• VELOCIDADE: Capacidade relacionada à velocidade de deslocamento, velocidade de ataque, agilidade e reflexos. Além de determinar esses fatores, também é o atributo determinante da iniciativa em combate.
- Níveis:
- - 0 pontos - Inapto: Sem acréscimo de dano. Você é incapaz de usar armas.
- 1 ponto - Ruim: Acrescenta +5 de dano. Pode manejar uma arma que usa habitualmente sem problemas..
- 2 pontos - Medíocre: Acrescenta +10 de dano. Pode manejar com habilidade mediana toda uma classe de armas (espadas, lanças, escudos, arcos etc).
- 3 pontos - Bom: Acrescenta +25 de dano. Pode manejar com habilidade considerável um único tipo de arma ou mais de um tipo de arma com habilidade mediana.
- 4 pontos - Ótimo: Acrescenta +40 de dano. Sua habilidade com armas é uma das maiores de sua geração, suas habilidades são notórias entre sua geração, consideradas as melhores.
- 5 pontos - Legendário: Acrescenta +50 de dano. Apenas os maiores heróis da história podem rivalizar com suas habilidades.
- 6 pontos - Semidivino: Acrescenta + 70 de dano. Suas habilidades não possuem pares entre mortais..
- 7 pontos - Divino: Acrescenta +100 de dano. Sua habilidade marcial finalmente alcançou o reino divino.
• ESTAMINA: Capacidade relacionada à defesa física natural, resistência e vigor corporal. Determina não só a capacidade de receber golpes diretamente, mas também sua resistência natural a efeitos.
- Níveis:
- 0 pontos - Inapto: Seu corpo sofre o dobro de dano de venenos e doenças, os danos que você recebe são aumentados em 10%
- 1 ponto - Ruim: Reduz o dano recebido por ataques físicos em 10%, adiciona + 20 de Vigor. Sua resistência é a mesma de um humano comum.
- 2 pontos - Medíocre: Reduz o dano recebido por ataques físicos em 20%, adiciona +50 de Vigor. Sua resistência é acima da média, mas nada notável.
- 3 pontos - Bom: Reduz o dano recebido por ataques físicos em 30%, adiciona +30 de Vigor. Seu corpo é notável por sua grande resiliência entre seus pares.
- 4 pontos - Ótimo: Reduz o dano recebido por ataques físicos em 40%, adiciona + 50 de Vigor. Sua resistência é claramente superhumana.
- 5 pontos - Legendário: Reduz o dano recebido por ataques físicos em 50%, adiciona + 90 de Vigor. Sua pele é tão dura quanto ferro.
- 6 pontos: Semidivino: Reduz o dano recebido por ataques físicos em 60%, adiciona + 110 de Vigor. Seu corpo é claramente inumano, provavelmente abençoado ou amaldiçoado por alguma divindade.
- 7 pontos - Divino: Reduz o dano recebido por ataques físicos em 75%, adiciona + 100 de Vigor. Sua resistência é simplesmente divina.
• VITALIDADE: Capacidade que determina a força de sua energia vital. Ao contrário de Estamina, Vitalidade determina traços como capacidade de regeneração e força vital ao invés de resistência física e energia.
- Níveis:
- - 0 pontos - Inapto: Sua força vital é muito fraca, você fica doente com frequência.
- 1 ponto - Ruim: Adiciona + 30 de HP. Possui a vitalidade de uma pessoa comum. Nada de especial.
- 2 pontos - Medíocre: Adiciona +60 de HP. Sua vitalidade é comparável à de um atleta em atividade. Raramente fica doente.
- 3 pontos - Bom: Adiciona + 40 de HP. Sua força vital é notável. Você consegue se recuperar da maioria das doenças sem problemas.
- 4 pontos - Ótimo: Adiciona +50 de HP. Você raramente fica doente e, mesmo assim, nunca é por mais que alguns dias.
- 5 pontos - Legendário: Adiciona +70 HP. Pequenos cortes se fecham em questão de horas.
- 6 pontos: Semidivino: Adiciona + 130 HP. A maioria das pessoas começa a acreditar, genuinamente, que você pode ser imortal.
- 7 pontos - Divino: Adiciona +170 HP. Sua vitalidade é tão grande que os próprios deuses se questionam se você possui a capacidade de morrer.
• COSMO: Capacidade que determina controle do cosmo e das diversas formas de aplicá-lo. Também determina os níveis de manipulação bruta do cosmo além de determinar reservas e servir como um indicador de quais sentidos foram dominados pelo usuário.
- Níveis:
- - 0 pontos - Inapto: Sua capacidade de controlar o cosmo é a de um aprendiz que sequer consegue queimá-lo, que dirá manipulá-lo.
- 1 ponto - Ruim: Adiciona +30 de Cosmo. É capaz de sentir o cosmo e usá-lo de forma extremamente primitiva, apenas revestindo partes de seu corpo com ele.
- 2 pontos - Medíocre: Adiciona +60 de Cosmo. É capaz de queimar o próprio cosmo e usá-lo com alguma habilidade. Pode criar técnicas simples, baseadas em socos e chutes.
- 3 pontos - Bom: Adiciona +40 de Cosmo. Sua habilidade e refino na manipulação se tornaram ímpares. Possui lapsos onde pode sentir o cosmo de alguém mesmo quando este está suprimido.
- 4 pontos - Ótimo: Adiciona + 50 de cosmo. Pode manipular o cosmo com tanta habilidade que só é superado pelos Cavaleiros de Ouro.
- 5 pontos - Legendário: Adiciona + 70 de cosmo. Seu refino é legendário e apenas os melhores de sua era são capazes de se comparar a você.
- 6 pontos: Semidivino: Adiciona +90 de cosmo. Sua capacidade em moldar o cosmo é tão impressionante que já supera quaisquer limites do reino mortal.
- 7 pontos - Divino: Adiciona +110 de Cosmo. Sua habilidade de manipulação do cosmo chegou ao nível dos deuses, chegando a um ponto onde todos se questionam se você é mesmo um mortal.
MENTAIS
• INTELIGÊNCIA: Capacidade que determina a capacidade intelectual do usuário, desde suas capacidades de dedução à conhecimentos em diversas áreas. Em geral, é preferível especializar-se em uma área a fim de dominá-la. Inteligência também serve para medir a capacidade de transmissão de conhecimento do usuário.
- Níveis:
- - 0 pontos - Inapto: Você é inocente e tolo, incapaz de fazer planos e de seguir instruções detalhadas. É incapaz de reconhecer ilusões.
- 1 ponto - Ruim: Possui a inteligência e conhecimentos médios de uma pessoa de sua era.
- 2 pontos - Medíocre: Sua inteligência é a esperada de um soldado de baixa patente de seu reino, alguém que sabe o que precisa mas não vai além disso.
- 3 pontos - Bom: Sua mente se destaca entre os demais em virtude de suas capacidades em estratégia e sabedoria.
- 4 pontos - Ótimo: Sua inteligência se torna alvo de boatos e rumores uma vez que seus conhecimentos e sabedoria não possuem paralelos entre seus pares.
- 5 pontos - Legendário: Sua inteligência chama a atenção de todos que interagem com você, dominando diversas áreas do conhecimento.
- 6 pontos: Semidivino: Sua sabedoria supera a esfera mortal e toca os maiores mistérios do universo. Talvez você nao saiba ainda, mas com tempo certamente irá descobrir.
- 7 pontos - Divino: Sua mente não é desse mundo, conhecendo todos os segredos do universo e dos deuses.
• PERCEPÇÃO: Capacidade que determina a precisão sensorial do usuário. Determina a sensibilidade dos sentidos e sua capacidade de captação de informações.
- Níveis:
- - 0 pontos - Inapto: Você é incapaz de acompanhar objetos em movimento.
- 1 ponto - Ruim: Gasta 10 MP's para usar 1 ponto de Percepção. Seus sentidos são os de um humano comum.
- 2 pontos - Medíocre: Gasta 20 MP's para usar 2 pontos de Percepção. Seus sentidos são os de um soldado treinado.
- 3 pontos - Bom: Gasta 30 MP's para usar 3 pontos de Percepção. Seus sentidos são bem apurados e seus reflexos o permitem reagir mesmo em caso de uma emboscada.
- 4 pontos - Ótimo: Gasta 40 MP's para usar 4 pontos de Percepção. Suas capacidades sensoriais são de outro mundo, você é capaz de rastrear uma pessoa pelo cheiro em uma vila pequena.
- 5 pontos - Legendário: Gasta 55 MP's para usar 5 pontos de Percepção. Você consegue ouvir todos os pequenos sons feitos por uma pessoa, desde o bater do coração e os sons da respiração até o som das articulações em movimento.
- 6 pontos: Semidivino: Gasta 70 MP's para usar 6 pontos de Percepção. Você é capaz de enxergar a realidade num nível que ninguém mais consegue, podendo discernir facilmente entre os diversos metais que compõem uma liga com apenas um olhar e podendo sentir as todas as mudanças atmosféricas ao seu redor com facilidade.
- 7 pontos - Divino: Gasta 90 MP's para usar 7 pontos de Percepção. Seus olhos são capazes de enxergar as partículas elementares do universo e discernir todo o espectro da luz, invisível aos humanos. Você pode ouvir os sons que permeiam o universo.
• FORÇA DE VONTADE: Capacidade que determina resiliência e força mental do usuário. Ao contrário de Estamina, que determina a resistência física, Força de Vontade governa a resistência mental, desde a incapacidade de aceitar uma derrota a resistência a truques e ilusões.
- Níveis:
- - 0 pontos - Inapto: Falha em todos os testes de vontade, suas crenças são fracas e você é incapaz de sentir fé.
- 1 ponto - Ruim: Reduz 10% do dano recebido por ataques mentais, recebe +40 de MP's. Possui a capacidade de fé de um humano comum, questiona suas crenças em momentos de dificuldade.
- 2 pontos - Medíocre: Reduz 20% do dano recebido por ataques mentais, recebe +60 de MP's. Possui uma crença forte, sua determinação é acima da média, mas pode ser abalada em momentos de trauma.
- 3 pontos - Bom: Reduz 30% do dano recebido por ataques mentais, recebe +50 de MP's. Sua fé é notória e nunca cai em tentação, por mais que vacile.
- 4 pontos - Ótimo: Reduz 40% do dano recebido por ataques mentais, recebe +70 de MP's. Sua determinação é notável entre seus iguais, sua força mental é fora de série.
- 5 pontos - Legendário: Reduz 50% do dano recebido por ataques mentais, recebe +80 de MP's. Sua fé inspira todos a seu redor a serem melhores, você é incapaz de desistir.
- 6 pontos: Semidivino: Reduz 60% do dano recebido por ataques mentais, recebe +90 de MP's. Sua determinação beira a insanidade por superar qualquer senso comum que os mortais possuam. Seu fervor faz até o mais fanático parecer um ateu.
- 7 pontos - Divino: Reduz 75% do dano recebido por ataques mentais, recebe +110 de MP's. Sua determinação é simplesmente um dom divino, um que não deve ser compreendido por mortais, mas que ainda assim o faz seguir em frente, sendo impossível abalar sua convicção.