Status
Os status são formas de mensurar dados importantes para o RPG a fim de determinarmos gastos de energia, danos aos personagens e mecânicas de combate, ajudando a colocar em números os estados físico e mental dos personagens, a fim de permitir que o jogo prossiga sem problemas.
Os status são:
- HP: Pontos de Vida, que se referem à sua força vital e saúde física;
- Vigor: Que se refere à sua energia e capacidade de realizar atividades físicas bem como o esforço para fazê-las;
- Cosmo: que se refere às suas reservas de cosmo-energia;
- MP: Pontos de Mente, que se referem à sua força mental e sua resistência a técnicas que afetem a mente, como ilusões.
Cada status é ligado a um atributo em particular, seguindo a relação:
- HP: Vitalidade;
- Vigor: Estamina;
- Cosmo: Cosmo;
- MP: Força de Vontade.
RECUPERAÇÃO
Existem algumas formas de recuperar status, sendo a principal o descanso fora de combate: o player recebe +100 em cada status de forma passiva para cada round fora de combate a menos que haja um efeito ativo que impeça de recuperá-lo. Por exemplo, um player com o efeito "Sangramento" não irá receber pontos de vida fora de combate até fazer algo em relação ao sangramento.
Uma outra forma de recuperar status é buscar ajuda especializada, como a de um médico, que pode também ajudar a remover alguns efeitos impostos ao jogador no decorrer da luta. Por exemplo, um médico poderia suturar um corte, desinfectar uma ferida ou aplicar um curativo.
Dentro do combate, o jogador, em seu round de defesa, pode recuperar apenas pontos de cosmo ou vigor, não podendo recuperar pontos de vida a menos que faça uso de uma técnica. Mais detalhes são encontrados na regra de combate.