Gaiden ou Crônicas se tratam de histórias especiais prévias a acontecimentos referentes ao RPG em si, narrando aventuras de personagens de acordo com a cooperação do Narrador e do Player em si. Gaiden são absolutamente recompensadores por ater Fama e fornecer ao personagem Skills e outras recompensas e conhecimentos, baseado na aventura findada. Por ser absurdamente útil - e bastante interessante e divertido - possuímos um Sistema específico para tanto controlar a quantidade de Gaiden quanto auxiliar os jogadores em sua realização.
Sem mais delongas...
Comecemos.
Regras
Para a participação em um Gaiden é necessário que o indivíduo possua um personagem com no mínimo o Sétimo Sentido. Isto é, enquanto alguns possuem o direito inato - como Cavaleiros de Ouro e Juízes do Inferno - outros precisam se esforçar para atingir o Sentido anteriormente mencionado para assim pedir formalmente seu próprio Gaiden - por exemplo, Cavaleiros de Bronze e Prata. Não existe nível mínimo para participar do Gaiden de outra pessoa. É importante ter em mente que em um Gaiden NÃO É POSSÍVEL MORRER - salvo casos específicos, por exemplo, um Cavaleiro Renegado ou Espectro querendo falar de sua morte - logo se um inimigo específico controlado por um Player aparecer no Gaiden, a luta NÃO PODE acabar com a MORTE de nenhum dos envolvidos sem que seja um pedido específico. - vulgo, o exemplo anterior. NPCs podem ser usados a vontade, assim como sua morte é permitida.
Uma vez que o Gaiden é sancionado, quem fica com o controle do mesmo é o Narrador, em outras palavras, quaisquer particularidades por parte da vontade do Player devem ser especificadas previamente. Particularidades incluem: comuna com outros Players, sejam para um embate de forças ou para companheirismo, um tema específico para a Aventura - mitologias e lendas não usadas no cânone são passíveis de serem escolhidas por tema. O Narrador tem total liberdade para controlar qualquer personagem NPC, inclusive mudar fatos da Lore/Background de um Player para intensificar a Aventura, porém, quaisquer mudanças devem manter a cronologia da personagem sem mudanças absurdas que possam desconstruí-la - por exemplo, o Narrador pode fazer o Mestre amável da sua personagem se tornar um monstro sem coração traidor à vontade, desde que isso haja de forma construtiva para a personagem e possa ser inserida sem danificar gravemente a história da mesma, mas não pode, por exemplo, mudar seu Mestre e dar à ele uma história que contraria completamente a Lore do personagem.
Através desse requisito, podemos dizer que o Player está a mercê de quaisquer surpresas, mesmo que ele proponha o tema de sua aventura e peça outros Players para acompanhá-lo. O uso de mitologias alheias e Reinos próprios deve ser tratada com grande cuidado pelo Narrador, exigindo pesquisa para tal.
Recompensas
As recompensas do Gaiden são decididas, naturalmente, pelo Narrador, baseado no enredo e andamento do Gaiden, assim como sua temática. O Player, no entanto, pode pedir ao Narrador até DUAS recompensas específicas, que o Narrador, por sua vez, é forçado à lhe entregar. As recompensas variam com o Player, sua Narração, o enredo, a temática e a vontade do Narrador - de forma que não existe padrão de recompensas - podendo ir de Skills ou, até mesmo, a possibiliade de receber uma Veste nova futuramente, ou abrir vantagem em algum plano no RPG.